DESAFIO;
Criação de identidade visual - Moscavide

OPORTUNIDADE;
Potenciar um novo começo.
Envolver a comunidade em torno de um objectivo comum.
Identificar o espaço público e criar um modelo de comunicação integrada.

SOLUÇÃO;
Implementação de uma marca plural, com extensões por segmento de actividade comercial, ao serviço da população:
Posicionar Moscavide como um bairro renovado.
A marca reduz e organiza o impacto negativo do excesso de comunicação.

MATERIAIS;
Identidade municipal 
Identidade visual 
Padrão / Imagotipo
Mobiliários Urbano
Sinalética
MEMÓRIA DESCRITIVA

O património económico, social, cultural e arquitectóni- co de Moscavide são as premissas fundamentais para o desenvolvimento de uma identidade instiucional. Moscavide é um bairro com grande variedade de co- mércio e é o objectivo, convidar a população a fruir e a valorizar a diversidade do comércio local.
A bandeira de feira, como elemento representativo do comércio e da vida popular local, serviu de referente à criação da nova identidade. Articulando a típica bandei- rola obtemos a letra “M”.
A ortogonalidade de Moscavide sugere-nos formas geo- métricas, esta opção potencia uma versatilidade lúdica dos elementos para diferentes layouts.
Numa área como Moscavide que precisa de reduzir os níveis de ruído de informação, o logotipo Moscavide Centro não procura ser intrusivo ou omnipresente. As ac- tivações da identidade visual de Moscavide, pretendem- se imersivas na criação de um ambiente urbano mais agradável, alegre e colorido.
Na forma sóbria como a marca se apresenta, protegida por uma robusta tipografia e normas de gráficas, preten- demos comunicar e inspirar uma dinâmica de qualidade, alegria e orgulho, neste centro e nesta comunidade.
As cores tranquilas, em que se desenvolvem os padrões desta ação e a marca sólidas, comunicará alegria, sobrie- dade e organização.
RELAÇÃO ENTRE IDENTIDADES SIMILARES

O processo de introdução da assinatura “centro” desencadeou um processo de homogeneização tipográfica. Foi também necessário redimensionar todos os elementos gráficos de forma a partilharem o mesmo tom de comunicação quando em conjunto.
Estes desenvolvimentos permitiram obter marcas individuais mais fortes e esclarecidas, pertencentes a uma dinâmica comum não perderam a força e a diferença individual. Desta forma o equilíbrio entre estas quatro identidades prolonga a notoriedade das marcas, pertencentes a uma única acção.
As quatro marcas partilham agora os mesmos estilos tipográficos e a mesma composição.
RELAÇÃO INSTITUCIONAL
Desenvolvimento de proposta de relação hierarquica com a marca CML.
Seguindo a norma das identidades das freguesia no relacionamento com a CML provando que é possível não perder o melhor das duas identidades,
IDENTIDADE VISUAL NO ESPAÇO
A Marca que espalha-se pelo espaço por meio de texturas aplicadas nas empenas que pretendem criar uma experiência visual em toda a visita.
De forma a prolongar a ação de toda a identidade visual são criadas experiências visuais que garantem a identifi- cação de uma bairro único.
O próprio código cromático dos edifícios será utilizado nos padrões.







ELASTICIDADE DA IDENTIDADE
As formas da identidade conjugam-se de forma a gerar novas identidades.
DISTRIBUIÇÃO NO ESPAÇO
A marca espalha-se pelo espaço por meio de texturas aplicadas nas empenas dos edifícios pretendem criar uma experiência visual em toda a visita.
Esta acção deverá previligiar as entradas do bairro. Deverá haver uma distribuição visual destas “experiên- cias” ao longo da área renovada.
PADRÃO/IMAGOTIPO

A conjugação dos elementos gráficos que constituem a marca permite-nos encontrar padrões que nos sugerem diferentes movimentos.
Sendo o triângulo uma “seta” podemos criar códigos que intervirão nos fluzos de deslocamento.
Os padrões ao estarem estrategicamente difundidos por Moscavide criam um entendimento colectivo da unicidade do seu bairro e da renovação.
Esta alternância de padrões permite tornar a visita mais curiosa na descoberta de formas e cores, sem perder a ligação à marca que queremos comunicar quer nas empenas dos edifícios quer nas diferentes aplicações gráficas.
VIADUTO

O viaduto Sul constitui um s o elementos arquitectónicos
muito presentes em Moscavide. Este acaba por ser a
“porta de Moscavide”
A pintura das partes inferiores com o padrão Moscavide
centro, serve  para tornar estes lugares em locais mais
agradáveis.
CALÇADA

A calçada é um importante ponto de contacto para a difusão da nova indentidade visual de Moscavide Centro. A calçada portuguesa  é das mais nobres tecnicas gráficas.
Recorrendo a padrões já existentes nas calçadas portuguesas de forma a sugerir deslocações e definição de áreas.
MOBILIÁRIO URBANO
ESPLANADAS
GUARDA SOL
É fundamental a normalização do mobiliário de esplanada para a criação de uma área de passeio agradável.
A inclusão de elementos estudados permitirá um melhor aproveitamento e definição das áreas públicas.
Back to Top