Tráfico Desumano

Em 2009 Portugal juntou-se aos restantes países europeus na promoção de momentos de sensibilização e nesse primeiro evento, organizado pela CIG no Porto, o recém- -criado Observatório do Tráfico de Seres Humanos, do Ministério da Administração Interna, fez o lançamento da sua página web (www.otsh.mai.gov.pt em versão bilingue), página essa que tem vindo a ser um ponto de referência no que toca a informação relativa a este fenómeno, contando já com largos milhares de visitas. Em 2010, em parceria com a Câmara Municipal de Loures, o Observatório organizou um ciclo de conferências e uma exposição intitulada “Tráfico DESumano” cujos objectivos foram SENSIBILIZAR, REFLECTIR, AGIR.
SENSIBILIZAR através de uma exposição, aberta gratuitamente a toda a população e com visitas guiadas aos alunos dos agrupamentos escolares do município de Loures. O seu sucesso ditou a sua transformação numa exposição itinerante que tem vindo a percorrer o país, cumprindo-se o desígnio da descentralização territorial deste tipo de iniciativas assim como o importante envolvimento das autoridades locais.
AGIR apoiando as vítimas, tentando identifi cá-las o mais cedo possível; Agir perseguindo e julgando os perpetradores; agir preventivamente, criando condições de segurança a nível local e assumindo publicamente este compromisso através da assinatura da Declaração sobre a Luta contra o Trafi co de Seres Humanos, do Conselho da União Europeia em parceria com a Associação dos Municípios portugueses.
Back to Top